Norma Euro VI e óleos lubrificantes, o que devo saber?

No mercado automotivo as tecnologias estão atreladas diretamente, com soluções mais sustentáveis e baixos impactos ambientais. Neste cenário, a União Europeia é um exemplo, desenvolvendo normas regulatórias com menos emissões de gases poluentes para motores a diesel, como a EURO VI. O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão regulador destas questões aqui no Brasil, implementou a resolução 490/2018, do PROCONVE P8 que é a regulamentação nacional com base nas diretrizes da EURO VI e está em vigência desde janeiro de 2023.

A Euro VI é um conjunto de normas regulatórias em sua sexta interação estabelecido pela Comissão Europeia, que define limites mais rígidos, para reduzir significativamente a emissão de poluentes produzidos pelos motores a diesel. A redução exigida é de cerca de 75% de óxidos de nitrogênio, 70% de HC (gases hidrocarbonetos) e 50% a menos de material particulado. Por conta da tecnologia empregada aos motores é necessário o uso de lubrificantes específicos, os Low-Saps, essenciais para veículos que se enquadram no sistema. São óleos que contém teor de cinzas sulfatadas baixo, conhecidos como lubrificantes com baixo teor de SAPS, sigla utilizada para identificar Sulfated Ash, Phosphorus, Sulfur, em português, cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre.

A exigência relacionada a esses óleos se dá devido aos sistemas de pós-tratamento de gases de escape, como filtro de partículas de diesel (DPF) e catalisadores SCR (Redução Catalítica Seletiva). O uso de lubrificantes com estes componentes prejudica o funcionamento dos filtros de partículas e catalisadores, diminuindo a sua vida útil. Em resumo, a norma prevê a diminuição drástica da emissão de poluentes, impactando o mercado, incluindo a área de óleos lubrificantes.

Sempre ligada nas inovações e modificações, a GT-OIL possui lubrificantes que atendem as exigências da EURO VI/ PROCONVE P8. Lubrificantes com formulação premium, dedicados aos motores pesados, sendo o GT-OIL OPTIMUM 15W40 desenvolvido com base mineral para a geração atual de motores de veículos pesados e homologação segundo a norma DTFR 15C100. E o GT-OIL EVOLUTION 5W30, com formulação sintética para motores de veículos pesados que trabalham em condições severas. Além da linha voltada para veículos pesados, a GT-OIL possui um catálogo de lubrificantes e graxas mais completas do mercado.
Conheça toda a linha de produtos GT-OIL, acessando gtoil.com.br/produtos ou acesse as redes sociais!