Um carro envolve muitos cuidados. Para preservar seu bom funcionamento e segurança, é necessário realizar manutenções periódicas uma vez ao ano com seu mecânico de confiança. Além do check up completo, existem alguns cuidados básicos que devem ser feitos com frequência para preservar a saúde do veículo e identificar com antecedência possíveis problemas.
Confira:
1) VERIFIQUE O ÓLEO DO MOTOR
Além de seguir as trocas regulares nos períodos indicados pela montadora, respeitando os prazos e as especificações do produto, o motorista deve fazer verificações frequentes do nível do óleo lubrificante, pelo menos uma vez ao mês, para se certificar de que não existe vazamento ou qualquer outro problema que possa afetar a vida útil do motor do veículo.
O processo é bem simples e não leva mais que cinco minutos. É importante que o carro esteja com o motor frio e em local plano para que a marcação esteja correta. O ideal é fazer a avaliação antes de dar a primeira partida do dia no carro. Caso não seja possível, é preciso que o carro esteja desligado pelo menos há 20 minutos para o óleo descer das peças do motor e retornar para o cárter.
Para mais dicas sobre verificação do nível de óleo, acesse o link: http://gtoil.com.br/blog/como-verificar-o-nivel-do-oleo-lubrificante-do-motor-do-carro/
2) CUIDE DOS FILTROS
Apesar de serem de fácil substituição, os filtros de ar, de óleo e de combustível são fundamentais para o perfeito funcionamento do veículo.
O filtro de ar é responsável por garantir que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão. Isso acontece através da separação e eliminação de partículas impuras do ar aspiradas pelo motor e evita o desgaste prematuro de peças móveis como pistões e bielas. O filtro de ar deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros aproximadamente. Caso não seja substituído no prazo correto, pode causar aumentos súbitos no consumo de combustível e perda de potência.
O filtro de óleo impede que partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor e partículas derivadas da combustão danifiquem os pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. Sua troca deve ser realizada juntamente com a troca de óleo.
Já o filtro de combustível evita que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor. O filtro, quando vencido ou danificado, pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afetar o rendimento. Dica extra: Fique atento à procedência do combustível. Gasolina e álcool de baixa qualidade podem desgastar precocemente o filtro.
3) CONFIRA A BATERIA
Atualmente, a maioria das baterias é selada, não sendo necessária a verificação do nível de água. Caso seja o modelo antigo, é importante checar a água pelo menos uma vez por mês. Alguns cuidados como manter os terminais limpos, certificar-se que a bateria esteja bem fixada e verificar se o alternador do veículo está enviando a corrente adequada para a bateria ajudam a preservar a saúde da bateria. Dica extra: Se o veículo for ficar parado por muito tempo, desconecte o polo negativo para impedir que a bateria descarregue.
4) FIQUE ATENTO AOS FREIOS
A manutenção dos freios deve ser sempre preventiva e é imprescindível para a segurança dos passageiros e dos pedestres.
Sinais como ruídos, dificuldade para frear, frenagem longa, trepidações e luzes acesas no painel são indicativos de que é preciso procurar um profissional mecânico.
A substituição do fluido de freio deve ser feita de acordo com a recomendação da montadora, sendo normalmente a cada 1 ou 2 anos.
As pastilhas e lonas de freio devem ser trocadas apenas quando apresentarem desgaste, não havendo determinação do prazo de troca.
5) OBSERVE OS PNEUS E RODAS
São eles que fazem o serviço pesado e precisam de bastante atenção.
Calibrar os pneus corretamente a cada 7 dias é uma medida eficaz contra o desgaste prematuro e é fundamental para a estabilidade. A checagem deve ser feita com os pneus frios, porque o aquecimento gerado pelo movimento eleva a pressão interna e altera a medição. A pressão recomendada para a calibragem correta pode ser encontrada no manual do proprietário.
Para uniformizar o desgaste entre os dianteiros e os traseiros, recomenda-se o rodízio entre os pneus. Os frontais costumam sofrer mais. Cada fabricante determina um prazo ideal para o rodízio.
Direção desalinhada também sobrecarrega os pneus e acelera o desgaste. As rodas devem estar exatamente paralelas, evitando que o carro “puxe” para um dos lados.
Fique sempre atento à manutenção do veículo e preserve a saúde do motor e dos componentes. Os lubrificantes GT-OIL são formulados com as melhores matérias primas e ajudam a proteger as partes móveis do motor de forma eficiente.
Você encontra mais conteúdos como esse no blog GT-OIL. Acesse http://gtoil.com.br/blog/