MOTORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SISTEMAS DE PÓS-TRATAMENTO DE GASES

O mercado automotivo está sempre se atualizando e uma das principais preocupações do setor é a emissão de poluentes pelos motores após a queima. Com o objetivo de diminuir essa emissão, em 2012, com a implementação da norma EURO V no Brasil, o sistema de pós-tratamento diesel se tornou um componente obrigatório nos veículos pesados produzidos e comercializados no país. Os lubrificantes precisaram se adequar a novas especificações mais rígidas e contribuir para a redução de emissões.

Os dois principais sistemas de redução de emissões de poluente que equipam os motores diesel atuais são Recirculação de Gases da Exaustão (EGR) e Redução Catalítica Seletiva (SCR).

A válvula EGR realiza o controle dos gases poluentes que são gerados a partir da combustão interna dos motores, fazendo com que uma parte dos gases de escape retorne para dentro do motor e entre novamente em combustão.

O sistema SCR, por sua vez, visa diminuir a emissão de gases através da conversão química dos gases poluentes. O sistema injeta no fluxo de gases de escape uma solução de água e ureia chamada ARLA 32. Em conjunto com um catalisador, esse reagente neutraliza os gases poluentes resultando em vapor de água e nitrogênio, tornando-os inofensivos à atmosfera.

Os sistemas de pós-tratamento de gases deixaram os motores mais sensíveis a elementos como enxofre, cinzas sulfatadas e fósforo, que podem contribuir para o entupimento precoce dos sistemas, portanto os lubrificantes indicados para motores de veículos com EGR e SCR são formulados com baixos teores desses elementos. Outra exigência é o maior controle de fuligem e propriedades que evitem o bloqueio do catalisador e filtro de partículas, o que garante maior durabilidade dos sistemas.

O lubrificante OPTIMUM, lançamento recente da GT-OIL, foi desenvolvido para os motores diesel mais exigentes. Ele atende às especificações API-CK4 e ACEA E9 e é recomendado para utilização em veículos equipados com sistemas avançados de pós-tratamento dos gases de escape como DPF, e EGR e/ou SCR. Entre outros benefícios, possui excelente estabilidade térmica e à oxidação, além de promover ótimo controle de depósitos de fuligem.

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