Pirataria de lubrificantes e os riscos que causam nos veículos e para o mercado brasileiro.
O crime de pirataria, infelizmente, assola o Brasil em diversos segmentos e no mercado de lubrificantes não é diferente. E fica ainda mais pertinente a preocupação, uma vez que em caso de falha mecânica colocam em risco a segurança de seus condutores e comprometem o bom funcionamento do veículo.
Ainda que pareça simples a fabricação de óleos lubrificantes, a formulação é cuidadosamente preparada para que o óleo base enriquecido de aditivos possa desempenhar a função de proteção dos componentes do motor. E, uma vez que o produto seja manipulado de modo irresponsável, não possui as propriedades necessárias para cumprir a função a qual é destinada.
A ANP, Agência Nacional de Petróleo, órgão que regulamenta e fiscaliza as atividades da indústria do petróleo, promove periodicamente fiscalizações em estabelecimentos em todo o país, e caso identifique irregularidades, multas são aplicadas, além das medidas jurídicas e administrativas contra estes falsos fabricantes. Todas as regiões do país estão recebendo essas fiscalizações. E segundo dados da própria agência, somente no primeiro semestre de 2023 foram apreendidos mais de 130.000 litros de lubrificantes com irregularidades.
Para mais informações, acesse: www.gov.br/anp/pt-br