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Conheça as diferenças entre lubrificantes para motor automotivo e motor a diesel

Engana-se quem pensa que lubrificante para motor é tudo igual. Os lubrificantes desenvolvidos para motores de trabalho pesado, a diesel, como os caminhões, ônibus e alguns tratores, além de protegerem o motor, ajudam a diminuir os custos de manutenção e de combustível e oferecem maior performance, pois o funcionamento do veículo impacta diretamente os negócios.

Assim como os lubrificantes para a linha leve, é precisoutilizar produtos que atendam as recomendações do manual, respeitando a viscosidade e as especificações indicadas. A escolha correta irá assegurar o bom funcionamento do motor.

Os lubrificantes para motores a diesel, assim como os motores da linha leve, também são divididos por categorias, podendo ser sintéticos, semissintéticos ou minerais. As classificações de desempenho são regulamentadas pelo Instituto de Petróleo Americano (API) e pela Associação de Fabricantes de Automóveis Europeus (ACEA) e indicam a performance antidesgaste. Atualmente, as classificações vigentes são API CH-4, API CI-4, API CJ-4 e API CK-4. Quanto mais próxima do “Z”no alfabeto a segunda letra estiver (H, I, J, K), maior a performance. É importante compreender que, se a montadora recomenda o uso de lubrificante com especificação API CH-4, poderá ser utilizado sem problemas um produto com API CI-4; já o inverso não pode ser feito.

Além de lubrificar as partes móveis do motor, o lubrificante deve proporcionar demais benefícios, como arrefecer os componentes mais quentes e vedar a passagem de possíveis gases decorrente do processo de combustão, sendo a última uma grande preocupação da ACEA. O óleo também deve proteger contra a corrosão e minimizar o desgaste das peças e a formação de borras.

A GT-OIL possui uma das linhas mais completas de lubrificantes para veículos pesados e continua investindo em inovação e qualidade. Um dos lançamentos de 2019 será o lubrificante OPTIMUM. Além de ser um produto premium, formulado com as melhores matérias primas, o OPTIMUM atenderá a classificação de desempenho API CK-4, a mais moderna.

Um lubrificante de boa qualidade, que respeite as especificações da montadora, proporciona mais do que proteção, também economia a longo prazo, pois aumenta o intervalo entre as manutenções, prolonga a vida útil dos componentes e garante o bom funcionamento do veículo e dos negócios.