EnglishPortugueseSpanish

Conheça os principais aditivos que compõem os lubrificantes

Os lubrificantes são compostos por óleos básicos e aditivos. Sua principal função é lubrificar e proteger do atrito as partes metálicas, mas, com a ajuda dos aditivos, são capazes de oferecer diversos benefícios.

Os aditivos são compostos químicos que, quando adicionados aos óleos básicos, melhoram sua característica lubrificante e minimizam propriedades indesejáveis. Eles são utilizados para melhorar a performance do lubrificante por meio da modificação e potencialização das propriedades dos óleos, tornando-os também mais estáveis quimicamente.

Os principais aditivos são:

Detergentes ou Dispersantes: São responsáveis pela limpeza do motor, evitando a formação de resíduos de carbono decorrente da combustão.

Anticorrosivos: Existem dois tipos de aditivos anticorrosivos: um protege das substâncias ácidas que podem atacar a superfície e o outro tem a função de proteger o metal da umidade atmosférica. A proteção é feita através da remoção de agentes de corrosão que estão nas peças e também devido à formação de uma fina película protetora.

Antiespumantes: Os óleos tendem a formar espuma ou pequenas bolhas quando são agitados. Os aditivos antiespumantes têm como função desmanchar as bolhas o mais rápido possível, já que elas retêm calor, aceleram o processo de oxidação do lubrificante e podem gerar problemas de aeração e cavitação no sistema.

Antioxidantes: Aumentam a vida útil dos equipamentos. Eles reagem com o oxigênio e evitam as reações de oxidação e degradação do lubrificante e do metal. São muito utilizados nos lubrificantes para motores e máquinas.

Agentes de Extrema Pressão (EP): Esse aditivo é muito utilizado em lubrificantes de transmissão. Ele impede que a película formada pelo óleo se desgaste sob pressão excessiva, expondo as peças metálicas a um contato direto.

Aditivos Melhoradores de Índice de Viscosidade: Conforme a temperatura em que são expostos, os lubrificantes podem sofrer alterações em sua composição. A função desses aditivos é aumentar a viscosidade do óleo básico, compensando a variação da viscosidade em relação à temperatura do óleo, que pode ficar menos viscoso do que o necessário para garantir a proteção quando exposto a altas temperaturas.

Os lubrificantes GT-OIL possuem em sua formulação aditivos de alta qualidade que garantem, além da proteção necessária, diversos benefícios como limpeza do motor, maior vida útil do equipamento, redução do desgaste e corrosão das peças e excelente estabilidade térmica.