EnglishPortugueseSpanish

Cuidados com o carro durante o inverno

No inverno, é só as temperaturas baixarem um pouco que algumas preocupações começam a surgir. O funcionamento correto do veículo é uma delas. Quando está frio, o motor e todo o sistema elétrico precisam de mais energia para funcionar. Confira alguns cuidados com o motor do carro no inverno e também dicas para driblar as surpresas nos dias frios.

Para evitar que o carro engasgue ou não pegue ‘de primeira’, tente dar a partida com todos os equipamentos elétricos desligados. Deixar o motor esquentando por pelo menos 15 minutos antes de sair também pode evitar as falhas, já que, durante esse tempo, o alternador repõe a energia fornecida pela bateria para dar a partida.

E você sabe por que a bateria é uma das mais prejudicadas pelo frio? As baixas temperaturas reduzem a velocidade de reação dos seus componentes químicos. O ideal é revisar o sistema de partida, mantendo sempre os níveis de gasolina do reservatório de partida e checando o nível de carga da própria bateria com um mecânico de confiança. É fácil perceber quando o nível começa a baixar, pois o motor responde com lentidão ao girar a chave na ignição. Se isso acontecer, é muito provável que esteja na hora de dar uma carga ou trocar a bateria. Ah, só para lembrar, o carro parrado também pode consumir bateria, já que alguns componentes como rádio, rastreador, alarme e central de injeção não desligam, permanecendo em stand by. Se o veículo for ficar parado por cerca de 20 a 30 dias, o melhor a se fazer é desconectar o cabo do terminal positivo.

Ainda sobre o carro não ‘pegar de primeira’, ficar insistindo seguidamente é um erro, pois as velas podem se encharcar e causar um grande prejuízo. Espere um pouco enquanto o combustível evapora totalmente e, aí sim, tente novamente.

É muito provável que, no inverno, você passe um bom tempo sem ligar o ar condicionado. Isso faz com que as borrachas de vedação fiquem ressecadas e danifiquem a tubulação. Ligue-o toda semana por pelo menos 10 minutos para que o gás circule pelos tubos e lubrifique as borrachas.

Agora você já sabe os cuidados que deve tomar com o veículo durante os dias mais frios para não esquentar a cabeça. Continue acompanhando o blog para mais dicas e conteúdos interessantes sobre o universo automotivo. Se quiser receber nossa newsletter por email toda semana, é só cadastrar o seu email na página inicial do site www.gtoil.com.br. É grátis e rápido!

Se você gostou desse conteúdo, leia essa outra postagem do blog: Conheça 5 cuidados básicos para manter a saúde do veículo .