Recentemente, a GT-OIL atualizou o seu portfolio de produtos, retirando o GEAR GL-5 SAE 140 de linha. Esse produto pode ser substituído sem ressalvas pelo GEAR GL-5 SAE 85W140, pois ambos possuem a mesma aplicação.
COMO É MEDIDA A VISCOSIDADE DO ÓLEO?
Uma propriedade muito importante para óleos lubrificantes é a viscosidade, que mede a fluidez do óleo (quanto maior a viscosidade, menos fluido será o óleo e vice-versa). Em lubrificantes para engrenagens automotivas, a viscosidade é definida pelo grau SAE, expresso em números. Quanto maior o grau SAE, maior a viscosidade do óleo. Logo, pode-se dizer, por exemplo, que um óleo SAE 140 é mais viscoso do que um SAE 90.
Para entender mais sobre as letras e números que encontramos nos rótulos de lubrificantes, clique aqui.
MONOVISCOSO X MULTIVISCOSO: QUAL A DIFERENÇA?
O grau SAE também separa os óleos em duas categorias: lubrificantes monoviscosos e multiviscosos.
A classificação dos produtos multiviscosos é expressa por dois números separados por um W: o número antes do W define a viscosidade em baixas temperaturas, enquanto o número após o W define a viscosidade em temperaturas de trabalho. Já os monoviscosos são classificados apenas pela viscosidade em temperatura de trabalho.
Portanto, podemos afirmar que os lubrificantes SAE 140 e SAE 85W140 possuem a mesma viscosidade em temperatura de trabalho, mesmo sendo monoviscoso e multiviscoso, respectivamente.
PRODUTOS SAE 140 E SAE 85W140 TEM O MESMO DESEMPENHO?
Produtos SAE 140 e SAE 85W140 terão o mesmo desempenho no equipamento em condições normais.
Além disso, o SAE 85W140 apresenta um desempenho melhor em temperaturas mais baixas, pois, devido ao controle de viscosidade a baixa temperatura, permite sua utilização em temperaturas mais baixas do que o monoviscoso SAE 140.
A GT-OIL conta com uma linha de lubrificantes para transmissão manual completa, com especificações GL-4 e GL-5, além de diversas opções de viscosidade. Clique aqui para conhecer.